Notícias

Campeonato Mineiro voltará no dia 26 de julho e sem sede única; veja detalhes

Em reunião dos clubes com a FMF, ficou decidido que mandantes jogarão em suas cidades, o que muda o programado inicialmente no protocolo da federação apresentada ao governo

Por Fábio Rocha, 07/07/2020 às 15:28
atualizado em: 07/07/2020 às 20:26

Texto:

Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O Campeonato Mineiro do Módulo I será reiniciado no dia 26 de julho, um domingo. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira em reunião por videoconferência dos 12 clubes da Elite com a Federação Mineira de Futebol (FMF). As informações são do repórter da Itatiaia, Fabrício Calazans.

Ficou definido ainda que os times mandantes jogarão em suas cidades mantendo a tabela original, ou seja, não haverá sede única conforme programado inicialmente no protocolo da federação apresentado ao governo de Minas em reunião no dia 17 de junho.

Confira como está a classificação do Campeonato Mineiro e quais serão os jogos da 10ª rodada, que será disputada no dia 26 de julho

Caso algum clube seja impedido de receber um duelo na cidade de origem devido à falta de condições sanitárias por causa da pandemia de covid-19, a equipe deverá escolher um estádio em outro município para mandar a partida. Neste momento, esta é a situação de América, Atlético, Cruzeiro e Coimbra, que não poderiam atuar em Belo Horizonte devido às restrições impostas pela prefeitura e teriam que procurar outro local para jogar. Mas, até o fim deste mês, a condição pode mudar.

Contudo, caso não haja condições de saúde em Minas Gerais para a volta do Campeonato Mineiro na data marcada, a FMF irá suspender o reinício da competição.

As seis datas para o término do Estadual estão mantidas: duas rodadas restantes para o fim da fase de classificação, jogos de ida e volta das semifinais e da final. Mas como a competição terminaria no dia 12 de agosto, e a CBF já programou o início do Campeonato Brasileiro para o fim de semana anterior (Série B começando dia 8 de agosto e a Série A em 9 de agosto), inviabilizaria a realização dos dois jogos da decisão.

Assim, o Mineiro ocorrerá ininterruptamente até as semifinais, que devem acontecer no dia 5 de agosto. Depois, a FMF irá se reunir com os dois clubes finalistas no dia 6 de agosto para definir em quais datas o título estadual será disputado.

O Troféu Inconfidência – torneio que envolverá do 5º ao 8º colocados na fase de classificação do Módulo I e acontecerá paralelamente à reta final do Módulo I – será disputado em jogo único na semifinal e na final, o que reduz duas datas no calendário. Pelo regulamento, o cruzamento será da seguinte forma: 5º x 8º e 6º x 7º. Na reunião desta terça, ficou definido que o mando de campo será do quinto e sexto colocados.

O Campeonato Mineiro do Módulo I foi paralisado após o fim da nona rodada, no dia 15 de março, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Após os nove primeiros jogos, o América lidera com 21 pontos, seguido por Tombense (20), Atlético (18) e Caldense (17). O Cruzeiro é o quinto colocado, com 14 pontos. Ocupam a zona de rebaixamento o Villa Nova (4) e o Tupynambás (3).

Confira outros detalhes que ficaram acordados na reunião da FMF com os clubes:

Aprovação do governo 

Na reunião com o governo de Minas, na última segunda-feira (6), na Cidade Administrativa, o presidente da FMF, Adriano Aro, recebeu sinalização positiva para o retorno da competição, mas desde que adotados padrões mínimos de segurança sanitária. Desta forma, a federação convocou o encontro virtual com os clubes para esta terça.

Apenas dois clubes foram contrários à volta do Mineiro

Mais de uma data de retorno foram apresentadas aos clubes. A maioria optou pelo dia 26 de julho. Dos 12 times, dez votaram pelo retorno do campeonato, enquanto apenas dois foram contrários voltar o Mineiro em qualquer uma das datas colocadas à mesa: Villa Nova e Tupynambás, justamente as duas equipes que estão na zona de rebaixamento.

Datas dos jogos

Assim, o complemento da fase de classificação (10ª e 11ª rodadas) será em 26 e 29 de julho. As semifinais serão disputadas nos dias 2 e 5 de agosto, quando também ocorrerá paralelamente o Troféu Inconfidência (com jogo único na semifinal e final).

Motivo para não adotar a sede única

De acordo com Adriano Aro, a sede única seria um custo extra para os clubes que economizarão ao permanecer mandando os jogos em suas cidades de origem, desde que tomando todos os cuidados necessários para evitar a propagação da covid-19.

Prazo para escolha de um estádio caso o clube seja impossibilitado de mandar partida na cidade de origem

A FMF dará um prazo de cinco dias antes da realização da partida para o clube informar em qual estádio irá mandar seus jogos. Caso não faça, a federação irá indicar um município habilitado para receber o duelo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A previsão é de que os primeiros voos experimentais sejam realizados em outubro em Campinas, SP. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️O Atlético Goianiense, por sua vez, se deparou com quatro testes positivos entre seus atletas.

    Acessar Link