Notícias

Câmara aprova criação de 36 cargos de juiz federal; medida segue para o Senado

Por Agência Câmara de Notícias, 27/08/2020 às 06:58
atualizado em: 27/08/2020 às 07:01

Texto:

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (26) a criação de 36 cargos de juiz federal por meio da transformação de 42 cargos vagos de juiz substituto, aumentando o efetivo em cinco tribunais regionais federais (TRFs). A medida segue para o Senado.

O relator, deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), recomendou a aprovação do projeto, de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a corte, as mudanças não provocam aumento de despesas.

Conforme a proposta, os TRFs da 1ª, da 2ª e da 4ª regiões, atualmente com 27 cargos de juiz cada um, passam a contar, respectivamente, com 30, 35 e 39 juízes. O TRF da 5ª Região fica com 24 juízes, o maior aumento percentual (60% em relação aos atuais 15). Já o TRF da 3ª Região passa de 43 para 47 juízes.

O STJ justifica as mudanças devido ao aumento de casos em estoque para julgamento na segunda instância, provocado pela criação de novas varas de juizados especiais e outras no âmbito do processo de interiorização da Justiça de primeiro grau.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Não há informações se o corpo celeste atingiu o solo ou se desintegrou antes de tocar o chão. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Como representante do Fórum dos Governadores do Brasil, o chefe do Executivo estadual do Piauí enviou um pedido de reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para tr...

    Acessar Link