Rômulo Ávila

Coluna do Rômulo Ávila

Veja todas as colunas

Galo de 2006 pode ser exemplo para o Cruzeiro

03/09/2020 às 04:01

Bruno Haddad/Cruzeiro

O Brasil de Pelotas é o pior time que vi jogar neste início de Série B do Brasileirão. Talvez por isso, tenha chegado à sétima rodada sem vencer nenhum rival. Assim como aconteceu diante do Confiança, o Cruzeiro pagou pelos erros de finalização. Achou que ganharia a qualquer momento e, quando assustou, a vaca já tinha indo para o brejo. Resultado: derrota por 1 a 0. O alerta está ligado, mas não há motivo para desespero. O Cruzeiro tem tudo para se recuperar.

A caminhada inicial da Série B é quase sempre complicada para os grandes. Um exemplo é a campanha do rival Atlético em 2006. O time demorou várias rodadas para trilhar o caminho que o recolou na Série A. Chegou, inclusive, a correr risco de entrar na zona do rebaixamento.

Nas sete primeiras rodadas, o Galo venceu três jogos (Náutico, CRB e Remo), perdeu um (Ituano – no Mineirão) e empatou três (Marília, Paulista e Sport). Foram 12 pontos ganhos, dois a mais do que o desempenho da Raposa nesta temporada.

Mesmo com um time muito limitado, o Galo terminou a Série B daquele ano com 71 pontos, sete de vantagem sobre o Sport, segundo colocado. Isso significa que, mesmo se tivesse iniciado a competição com menos seis pontos, a exemplo do que ocorre com o Cruzeiro neste ano, teria voltado à elite. E ainda como campeão.

O certo é que a punição imposta pela Fifa ao clube celeste causa a impressão que a situação do Cruzeiro é pior do que de fato é. 

Mesmo com todos os problemas, o Cruzeiro tem o melhor elenco da Série B. Basta olhar e comparar. Jogador por jogador, o time celeste não fica atrás de nenhum dos rivais. Porém, ter um elenco forte não é garantia de bons resultados. É preciso colocar a engrenagem para funcionar e isso, na maioria das vezes, não acontece de um dia para o outro.

A Série B está apenas no começo. A caminhada é árdua e longa. O cruzeirense precisa entender esse processo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Não há informações se o corpo celeste atingiu o solo ou se desintegrou antes de tocar o chão. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Como representante do Fórum dos Governadores do Brasil, o chefe do Executivo estadual do Piauí enviou um pedido de reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para tr...

    Acessar Link