Notícias

Prefeito de Barão de Cocais cobra apoio de Romeu Zema: 'Deveria nos tratar diferente'

Por Redação , 18/05/2019 às 14:15
atualizado em: 18/05/2019 às 18:51

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O prefeito de Barão de Cocais, na região Central de Minas, Décio Geraldo dos Santos (PV) cobrou apoio de Romeu Zema neste sábado, dia em que mais de seis mil moradores de dentro da zona secundária de salvamento passam por um simulado tendo em vista um possível rompimento da barragem Gongo Songo.

Ouça a reportagem completa com Mônica Miranda

“Eu cobro aqui uma presença do governador, Barão de Cocais também é de responsabilidade do governador, o governo do estado tem uma dívida muito grande com o município, eu acho que o governo do estado deveria nos tratar de forma diferente nesse momento, para poder estar nos amparando”, solicita.

Décio ainda ressalta o momento que a cidade está passando e cita os prejuízos pelo risco de rompimento da barragem da mina Gongo Soco.

“O impacto socioeconômico aqui é gigante, talvez até maior do que Brumadinho. Como nós não tivemos rompimento, não tivemos mortos pela lama então às vezes a gente não tem muita sensibilidade da mineradora, comércio está parado, turismo está parado, é difícil até de mensurar, eu tenho muita fé em Deus que mesmo que tenha a ruptura do talude a barragem não estoure, eu peço a Deus”, lamenta.

A iniciativa veio após a Vale informar que o talude norte da cava da mina de Gongo Soco apresenta risco de se romper.

A Justiça de Minas Gerais ampliou multa à Vale em R$ 300 milhões por descumprir determinação de apresentar estudo completo com impactos e danos de um possível rompimento da Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, região central de Minas Gerais. A decisão ainda obriga a mineradora a apresentar o documento em até 72 horas.

Leia mais!

Vale é multada em R$ 300 milhões e tem 72h pra apresentar impacto de possível rompimento
Moradores de Barão de Cocais participam de simulado de emergência neste sábado
Vale informa ao MP risco de rompimento na mina de Barão de Cocais até dia 25 de maio
Agência Nacional de Mineração tenta minimizar riscos em barragem de Barão de Cocais
Vale deve resgatar animais que ainda estão em áreas de risco na Mina de Gongo Soco

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link