José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Um dia de cada vez: o mantra do deprimido

No dia da Pizza, uma texto da escritora Sílvia Marques

10/07/2019 às 12:03
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Para um deprimido, rir de uma piada, saborear um sanduíche e curtir um filme são desafios que devem ser vencidos antes de estabelecer metas a longo prazo. Um dia de cada vez. Sem planos e planejamentos a longo prazo. Ano que vem não existe. Apenas mês que vem e se você já estiver na segunda quinzena. Enfim, evite se imaginar no futuro.

Evite nostalgia. Evite estimular as emoções muito profundas. Imagine que a sua memória é como uma pele machucada. Você passaria esfoliante nela? Não se prometa nada. Não prometa nada a ninguém. Deu vontade de sair? Saia. Deu vontade de ficar sozinho? Fique! Deu vontade de rever um filme antigo agora? Assista-o agora. Deu vontade de dar aquela reorganizada no armário agora? Arrume-o agora. Deu vontade de ouvir música , falar com um amigo de longa data? Deu vontade de não dizer nada? Não diga. (...)

Não programe um almoço maravilhoso para a próxima semana. Realize o que você quer fazer hoje, nem que seja comer um dogão vendido na rua ou ler um daqueles livros negligenciados em uma pilha enorme sobre a mesa de cabeceira.

Acima de tudo: não se cobre. Agora não é tempo para dietas, para julgamentos, para rotinas exaustivas, para severidade extrema. Agora é tempo de se redescobrir. Redescobrir o prazer, as míseras alegrias cotidianas. Aquelas alegrias que esquecemos de notar quando estamos entretidos com grandes sonhos, mirabolantes projetos.

Desfrute dos pequenos prazeres: um programa interessante na TV, uma boa caminhada num dia de sol, um chope gelado, uma pizza fumegante. Enfim, o que for interessante para você.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link