José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Crônica do site Recanto das Letras

Em homenagem ao Dia do motorista

25/07/2019 às 11:51
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Dizem que vida de motorista é monótona. Depende. Taxista, por exemplo, roda dia e noite. Cada hora é um passageiro diferente: jovens, adultos, crianças, criança dando birra, gente limpa e cheirosa, gente pouco asseada, doentes, gente alegre, gente bebum, gente macambúzia, e até assaltantes. (...)

Motorista de ambulância. Carro de corrida. Carro de passeio. Caminhoneiro transportando carga pesada, pesada de mercadorias e sentimentos, e até de contrabando ou descaminho, fugindo da fiscalização, com chuva ou com sol, frio ou calor, inverno ou verão.
Tantas as músicas ao gosto e aos ouvidos de caminhoneiros, sozinhos ao volante, enquanto cortam estrada. Sula Miranda é rainha dos caminhoneiros. Roberto Carlos também pega a estrada. (...) 

São tantas as curvas da estrada de Santos, na estrada dos santos, na estrada de cada um. Tantas as curvas, tantas as emoções. Ou estradas retas e planas. Mas por muito que uma estrada seja reta, a vida é sempre feita de curvas, de montanhas... (...)

25 de julho. Dia de São Cristóvão, santo representado atravessando a corrente de um rio com o próprio menino Jesus aos ombros. Atravessar a correnteza de um rio, hoje em dia, carregando alguém aos ombros, só em casos de inundação. Mas São Cristóvão continua padroeiro dos motoristas na correnteza do progresso que não pede licença nem dá trégua. Admirável mundo novo em que são recorrentes os acidentes de trânsito. Festeje-se, então, a categoria dos motoristas responsáveis.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link