José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Não se compare aos outros

Do escritor e mestre em yoga Giridhari Das

17/08/2019 às 03:07
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Aqui uma dica fundamental para seu bem-estar: não se compare aos outros. Especialmente, não se compare à melhor versão dos outros compartilhada nas redes sociais. Qual parâmetro devemos usar então? Como saber se estamos bem?.

Curiosamente, gostamos de nos atacar. Gostamos de nos jogar para baixo, severamente nos criticar e, em geral, achar formas de nos fazer sentir mal. Uns fazem constantemente. Uma maneira de se machucar, bem comum e danosa, é se comparar com outros. (...)

Não interessa quem você é, certamente tem outra pessoa com um corpo melhor, um cabelo melhor, uma conta bancária mais gorda, um carro melhor, mais fama, mais confiança, mais charme… e assim por diante. (...)

E pior que hoje nos comparamos com a melhor versão dos outros, cuidadosamente manipulada nas redes sociais. Não basta que outro seja mais bonito, mas queremos nos comparar cansados diante de nosso espelho em casa, com a foto trabalhada do outro. Queremos comparar um dia difícil de provações no trabalho e no escritório, com a versão romantizada e editada do outro de férias. É uma grande enganação. (...)

Comparar é natural. Então escolha um padrão saudável de comparação. Compare-se consigo mesmo. Compare-se com a melhor versão de si mesmo. Quando agir, reflita: estou fazendo o melhor de mim? Estou mostrando a melhor versão de mim mesmo para o mundo? Isso sim é útil. Esforçar-se para ser a melhor pessoa possível, porque isso requer força de vontade, coragem e determinação. E isso lhe fará se sentir bem. (...) O mundo não precisa de você sendo igual a ninguém. O mundo precisa apenas da melhor versão de você mesmo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link