José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Como os livros mudaram o mundo

Da jornalista Cláudia Laitano

11/07/2019 às 11:29
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

"Compre agora com um clique." Essas cinco palavrinhas piscando no meu tablet não são apenas um convite ao consumismo literário, mas a prova de que comprar um livro é mais fácil do que trocar de canal ou passar um café. Não preciso sequer levantar do sofá para buscar o cartão de crédito - o que me daria alguns instantes para refletir antes de sucumbir à simplicidade do processo. Clicou, levou. Pode ficar mais fácil? Pode. Se preferir, nem preciso ler o que acabei de comprar: levando a versão em áudio, posso escutar A Ilíada enquanto faço compras ou espero alguém. (...)

E se todas essas possibilidades nos espantam e fascinam, é porque ainda estamos no início da revolução tecnológica que mudou para sempre nossa relação com a escrita, da mesma forma como as invenções do alfabeto, do papel e da impressão alteraram o rumo da História no passado.

A escrita é a criação humana que tornou possível todas as outras e moldou nossa forma de pensar de forma tão profunda que nem sequer conseguimos imaginar um mundo sem autores e sem leitores. Mas no princípio era apenas o verbo - e a voz. Histórias eram passadas adiante de forma oral (de bardos que não sabiam escrever para ouvintes que não sabiam ler). (...)

Do papiro ao celular, tudo mudou, menos o essencial: nossa incontornável vocação para ouvir e contar boas histórias.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link