José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

O melhor da vida nem sempre acontece aos sábados

Da escritora e professora Sílvia Marques 

15/04/2019 às 10:27
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Nem sempre o melhor da vida acontece aos sábados. Ou aos domingos. Ou às sextas à noite. Sim, sextas à noite tem uma aura incrível! Sair no final de semana é mais viável para a maioria das pessoas. Por outro lado, de vez em quando, sair para jantar numa terça, tomar uma taça de vinho numa quarta depois do expediente ou ver uma peça teatral numa quinta pode ser muito gostoso. E por que não fazer um programinha na segunda-feira? Por que não almoçar com amigos numa segunda para começar bem a semana? Por que não fazer um programa a dois numa segunda à noite, mesmo que seja uma mesa de queijos e vinho em casa ou um bom filme com uma bacia gigante de pipoca?

Não temos como fugir da rotina. Sim, precisamos de uma rotina para nos organizarmos, para conseguirmos cumprir todas as nossas obrigações. Vou além. Precisamos da rotina para manter o equilíbrio do organismo e consequentemente ter uma saúde melhor. (...)

Por outro lado, se levarmos a rotina a ferro e fogo, sem nunca fazer algumas pequenas quebras, de aliada, ela passa a uma inimiga. Quando a rotina se torna muito fechada e excessiva, a vida perde a sua autenticidade. (...)

Quem nunca se permite quebrar a rotina, costuma se queixar de que a vida entrou no piloto automático. Costuma se queixar de que perdeu o tesão pela vida, que passou a fazer tudo mecanicamente, sem vontade, sem paixão. Apenas por senso de dever. (...)

A vida acontece todos os dias. E é possível se sentir bem e ser feliz em cada um deles. Fugir, de vez em quando, do script que escrevemos para nós mesmos pode ser muito divertido. A pizza de domingo à noite pode ficar mais saborosa em uma quarta ou o barzinho de sexta podeter um gosto a mais numa segunda ou numa terça. Inventar um programa de última hora, surpreender o parceiro ou a parceira com um "rapto" na hora do almoço são pequenos gestos que ampliam a dinâmica da vida.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Eles se reuniram neste sábado.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Até mesmo a chanceler alemã Angela Merkel, certa vez, lançou dúvidas sobre a existência.

    Acessar Link