José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Estado de graça

Da escritora Clarice Lispector

17/04/2019 às 11:51
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Quem já conheceu o estado de graça reconhecerá o que vou dizer. Não me refiro à inspiração, que é uma graça especial que tantas vezes acontece aos que lidam com arte.

O estado de graça de que falo não é usado para nada. É como se viesse apenas para que se soubesse que realmente se existe. Nesse estado, além da tranquila felicidade que se irradia de pessoas e coisas, há uma lucidez que só chamo de leve, porque na graça tudo é tão leve. (...) E há uma bem-aventurança física que a nada se compara. O corpo se transforma num dom. (...) No estado de graça vê-se às vezes a profunda beleza, antes inatingível, de outra pessoa.(...)

E sai-se do estado de graça com o rosto liso, os olhos abertos e pensativos e, embora não se tenha sorrido, é como se o corpo todo viesse de um sorriso suave. E sai-se melhor criatura do que se entrou. (...) E exatamente porque depois da graça a condição humana se revela na sua pobreza implorante, aprende-se a amar mais, a perdoar mais, a esperar mais. Passa-se a ter uma espécie de confiança no sofrimento e em seus caminhos tantas vezes intoleráveis.

Há dias que são tão áridos e desérticos que eu daria anos de minha vida em troca de uns minutos de graça.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🙏 'Quando você se entregar a mim, tudo se resolverá com tranquilidade, segundo meus desígnios. Não te desespere, nã… https://t.co/mb7mCbVEeO

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O Prêmio foi dado aos melhores conteúdos sobre superendividamento de idosos e que citaram o filme Covardia Capital, feito pela instituição.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Comentaristas Júnior Brasil, Cadu Doné e Léo Figueiredo ponderam que é muito cedo para gravar que o Atlético brigará na ponta.

    Acessar Link