José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

O poder do elogio

Da cronista Andrea Alves

12/04/2019 às 11:48
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Quem é que não gosta de ser elogiada depois da conclusão de uma tarefa ou mesmo pelas coisas corriqueiras do dia a dia? Por vivermos numa sociedade com grandes tendências críticas para os erros, perdemos muitas vezes o contato com nossa natureza essencial para a valorização das conquistas - mesmo as pequenas e o elogio espontâneo.

O elogio é fundamental para a formação de qualquer ser humano, um dos principais ingredientes para a construção da autoestima e da segurança. Quando pequenos, se sentimos que nossos pais não aprovam ou não valorizam nossas conquistas, perdemos a confiança em nosso potencial. Durante a infância, é necessário que os pais estejam atentos para elogiar os filhos pois, assim, eles desenvolvem firmeza diante as situações da vida. 

Embora a percepção do próprio mérito cresça, saber moderar as críticas é sempre importante em qualquer fase da vida, para com os outros e consigo mesmo Se com nossos filhos o elogio tem que estar sempre presente, com nós mesmos, não pode ser diferente.
Muitas vezes somos tão severos e críticos internamente que nos tratamos de maneira rude como jamais trataríamos alguém: 

Quando as críticas forem de alguma forma necessárias, pondere a forma de falar, sugira junto alguma solução em vez de só apontar o defeito. Com amorosidade, o elogio torna-se mais fácil, assim como o caminho para o coração das pessoas e para a paz.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link